NAFTA PETROQUÍMICA

A Nafta Petroquímica é um dos derivados de petróleo, apresenta massa específica variando de 0,65g/cm3 à 0,735g/cm3, à temperatura de 20ºC. É a principal matéria-prima da indústria petroquímica (eteno e propeno), além de outras frações liquidas como benzeno, tolueno e xileno. Trata-se de um líquido incolor, possui odor similar a gasolina e seu potencial de destilação é também muito próximo ao da gasolina. Atualmente no Brasil, somente a Petrobrás produz a nafta petroquímica e supre, aproximadamente, 70% da necessidade total do mercado nacional, sendo necessária a importação de nafta para suprir a demanda. A Nafta Petroquímica constitui uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos, olefínicos, nafténicos e aromáticos. Estes hidrocarbonetos são constituídos principalmente de 4 à 10 átomos de Carbono.

FAIXA DE DESTILAÇÃO:

30,50ºC (ponto inicial)
58,90ºC (10% evaporado)
100,4ºC (50% evaporado)
145,0ºC (90% evaporado)
158,2ºC (ponto final).

CLASSIFICAÇÃO:

A Nafta pode ser classificada quanto suas características em dois grandes grupos: A parafina (LAN), que é indicada para a produção de olefinas, com teor máximo de parafina de 78% e densidade média 0,6802g/cm3. E Nafténica (HAN), adequada para a obtenção de hidrocarbonetos aromáticos, com teor máximo de 65% de parafinas e densidade média de 0,735g/cm3. Quanto às características químicas Nafta pode ser: Parafínica (P), Olefínica (O), Nafténica (N) e Aromática (A).
No Brasil, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) regulamenta os padrões que devem ser determinados e qual método deve ser utilizado. Segundo a ANP, a Nafta Grau Petroquímico deve ser caracterizada quanto sua densidade a 15ºC (ASTM D 4052), total de enxofre (ASTM D 4294), total de parafinas, olefinas, aromáticos e nafténicos (ASTM D 5134), curva de destilação (ASTM D 86), pressão de vapor (ASTM D 323), cloro (ASTM D 4919A), teor de arsênio e chumbo. As centrais petroquímicas decompõem o Nafta, produzindo para a segunda geração das indústrias do setor, os petroquímicos básicos, como o eteno, propeno, benzeno e tolueno. E também decompõem petroquímicos intermediários, como o ciclo hexano e o sulfato de amôneo.