Ácido Sulfúrico

O sulfato de hidrogênio, de fórmula H2SO4, é un líquido incolor, oleoso e solúvel em água, e forma uma solução aquosa denominada ácido sulfúrico.
Esse ácido é importantíssimo em todos os setores da Química, e , por isso, é fabricado em grandes quantidades.


Para mostrar a importância desse ácido, costuma-se dizer que o consumo de ácido sulfúrico serve como índice de desenvolvimento industrial do país. è usado, por exemplo, na fabricação de fertilizantes, velas, explosivos, corantes, baterias de automóveis e etc.
O ácido Sulfúrico concentrado é um poderoso oxidante e desidratante. Desse modo, os açúcares, o algodão, o papel, a madeira, os tecidos dos vestuários, etc. são destruídos pela sua ação desidratente.
Produção de ácido Sulfúrico


Material




Matrás.

Lamparina de álcool.

Tripé e grelha.

Caço de fundir.

Óculos de protecção.

Luvas de látex.

Cortiça perfurada.

Tubo de vidro.




Compostos




Enxofre.

Água destilada
 
 
Procedimento




1. Atenção! Durante a execução desta experiência deves proteger as mãos com umas luvas e os olhos com uns óculos. Realiza a experiência acompanhado e num local arejado.



2. Aquece o enxofre na lamparina e inclina o caço, para que a chama toque o enxofre. (durante o aquecimento o enxofre vai passar do estado sólido para o líquido, seguindo-se depois a passagem para o estado gasoso. Deverás ser cauteloso para não inalar enxofre, pois este pode ser prejudicial à saúde)



3. Durante o aquecimento do enxofre deves manter um matrás invertido sobre o caço de fundir.



4. Depois de o matrás estar "cheio" de enxofre no estado gasoso, tapa-o com uma rolha de cortiça perfurada, tapando o orifício desta com um dedo. (o matrás deverá estar mais ou menos cheio de um gás amarelo esverdeado. A cortiça perfurada deve estar unida a um tubo de vidro [para consultar os cuidados a ter para o processo de união do tubo à cortiça deverá ver a experiência da produção da solução de amónia])



5. Pelo orifício da cortiça verte água destilada, até ser completado um terço do volume total do matrás. (deverás ser cauteloso para não deixar escapar o enxofre)



6. Quando o volume desejado for atingido, tapa o orifício da cortiça com um dedo e agita energicamente o matrás. (tenta dissolver o enxofre sólido depositado nas paredes do matrás)



7. A solução obtida é uma solução de ácido sulfúrico.